Processo de estudos e criação O GATO DE BOTAS

10/08/2019 06:26

 

Colégio Marista São José de Montes Claros - N0V/2019

 

A escola deve proporcionar à criança a oportunidade de explorar conscientemente sua inclinação para o teatro, por meio de atividades de jogo dramatizado. Isso implica criar um ambiente em que a criança possa praticar e aprimorar suas habilidades na linguagem dramática de forma eficaz. Ao fazer isso, a escola não apenas permite que a criança descubra sua aptidão para a teatralidade, mas também a auxilia na aquisição e progressiva ordenação dessas habilidades.

 

No ultimo dia 07 de fevereiro de 2020 - "GATO DE BOTAS" esteve no "COLÉGIO PADRÃO INTERNACIONAL (https://www.colegiopadrao.com.br/) em MONTES CLAROS-MG:

 

 

SOBRE O PROJETO

Nossa pesquisa explora a relação entre a criança e a produção teatral feita especialmente para ela, bem como seu impacto na criação artística de cada espetáculo. Iniciamos o estudo com o objetivo de entender o comportamento das crianças no teatro e como isso afeta a produção teatral.

Inicio da pesquisa - 03 de março de 2019.

Este estudo consiste em uma análise dos processos de recepção teatral, com o propósito de mapear e discutir as diversas mediações que ocorreram no espaço de criação e co-autoria entre a linguagem teatral e um grupo de crianças espectadoras. Ele se situa na intersecção de três campos distintos: Estudos Culturais, Educação e Teatro. O foco central da pesquisa é refletir sobre as experiências das crianças com o teatro na contemporaneidade. Para isso, estabelecemos relações e conduzimos a investigação a partir de um triângulo composto por três vértices: o teatro infantil (como produção cultural), as crianças (como sujeitos-atores-personagens desta história) e a escola (como cenário e comunidade de apropriação e interpretação do teatro pelas crianças). - Tais Ferreira

 

Mistérios, risadas e emoções se entrelaçam enquanto José e seu Gato Falante se aventuram em busca da riqueza. Com segredos revelados e momentos hilariantes, esta peça de teatro vai cativar você do início ao fim.

"Para efetivamente promover experiências significativas no desenvolvimento infantil, é fundamental contar com profissionais sensíveis e atentos às nuances desse processo. Eles devem estar igualmente familiarizados com as diversas linguagens e expressões artísticas, bem como com estratégias pedagógicas eficazes.

 

"Sabemos que, muitas vezes, o aluno que vai ao teatro com a escola atribui a isso a idéia de passeio e não de estudo. Lembremos o caso da criança que, quando interrogada pela mãe ao retornar de sua ida ao teatro, afirmou que o passeio de ônibus havia sido sua experiência mais significativa. Como assegurar a compreensão de que o aprendizado pode se dar, também, na diversão e no prazer?" (VIANNA e STRAZZACCAPA apud FERREIRA, 2010, p. 125). 

Escola Nereide Carvalho - Montes Claros/MG

A compreensão do teatro infantil como uma ferramenta educativa de grande potencial é fundamental. Ele não apenas contribui para o desenvolvimento artístico das crianças, mas também desempenha um papel importante no contexto pedagógico. Isso se manifesta por meio da promoção da literatura teatral infantil, do estímulo à realização de peças teatrais para crianças em todas as escolas e do engajamento com produções teatrais infantis, tanto dentro como fora do ambiente escolar. O teatro infantil é visto não apenas como uma atividade lúdica, mas como uma forma de entretenimento público que enriquece a experiência educacional das crianças e contribui para o seu desenvolvimento cultural e artístico.

Colégio Alegria de Viver - Montes Claros/MG

* Um Clássico da literatura infantil, baseado na obra de Charles Perrault.

*Um espetáculo lúdico / Teatro animado / Uma historia de principios e valores.

Observa-se que tais práticas constituem, por assim dizer, uma tradição cultivada nos mais diferentes tipos de instituições que se dediquem a infância: que muitos professores, desconhecendo o desenvolvimento do jogo infantil e menosprezando a capacidade de criação dos seus alunos, que tenderiam a evoluir para a efetiva teatralização, só fazem promover o exibicionismo, pois tolhem as manifestações contemporâneas do grupo de crianças que, naturalmente, tenderia para a reciprocidade e para a cooperação (SANTOS, 1999, p.125).

 

 

Montes Claros Shopping - Dia das crianças - 12 de outubro de 2019

"A criança está preparada para absorver o espetáculo a partir do momento em que ele é desenvolvido tecnicamente e artisticamente pelo compromisso da companhia com o público."

 

 
 

EM SÃO PAULO DUAS DUPLA ENSAIA A PEÇA "GATO DE BOTAS"

 

Na foto acima a atriz: Ketlin Velloso (grandepalco.webnode.com.br/products/kethlin-velloso/ ) e o ator Vinny Pereira (grandepalco.webnode.com.br/products/vinny-pereira/), uma das duas duplas que ensaia na cidade de São Paulo-SP, desde janeiro de 2020,  em apresentação em novembro de 2019 no Colégio Marista São José (marista.edu.br/saojosemc/) em Montes Claros - MG.

Os ensaios acontecem na ONG Conviver é viver em  São Paulo - SP, 

 

2020 - Durante a pandemia, os estudos, ensaios e pesquisas da Companhia estão acontecendo virtualmente através de reuniões on-line.  O Gato de botas agora se chama: Um Gato de calça com botas. Como a dramaturgia é algo vivo e em constante evolução, a nomenclatura de peça passa por essa modificação após os estudos e aprimoramento da CIA com as apresentações feitas nas escolas no ultimo ano. 

teatral infantil e incentivo às peças teatrais infantis em todas as escolas; e o
trabalho com peças de teatro infantil representadas fora da escola,
compreendidas como diversão pública.