WORKSHOP - CONSTRUÇÃO DA CENA TEATRAL - texto, personagem e cena
O workshop de dramaturgia e mise-en-scène visa desenvolver todos os processos, possíveis diante do pequeno período, necessários para a criação do espetáculo cênico. Ou seja:
1) Trabalharemos a elaboração escrita da peça teatral: escolha do tema, personagens, contexto da peça, espaço em que ocorre, tempo em que ocorre, duração da história e duração cênica, etc.
2) Em seguida, haverá uma preparação corporal, construção da psicologia da personagem, monólogo interno, entendimento profundo do próprio texto criado, jogos teatrais, encenação piloto.
3) Para então, no último dia do processo, termos as falas decoradas, o corpo com sua devida memória corporal cênica e a improvisação do ambiente de encenação, com pequena apresentação para o próprio público participante.
O objetivo é de desenvolver todas as etapas básicas para a construção do espetáculo cênico, buscando não só proporcionar ao público a sensibilização com a arte, mas também a da escrita enquanto expressão subjetiva e objetiva, e, sobretudo a consciência da importância do trabalho corporal para o palco e para o bem-estar. Três fatores que passam frequentemente despercebidos diante de nossas rotinas. O projeto é então, não só proposta de recreação, mas de novas maneiras de lidar com o cotidiano com menor estresse e mais imaginação, maneiras estas aprendidas apenas com a criação, é preciso criar.
APRESENTAÇÃO PESSOAL DOS MINISTRANTES
Thaís de Vasconcelos, atriz, dançarina e graduanda em Letras-Francês pela Universidade de São Paulo. Cursou o primeiro semestre de 2014 na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 com ênfase em História do Teatro e História da Dança. Experiência profissional prática: exerceu a função de monitora de recreação no projeto Polos de Brincar de abril a maio de 2012 da ONG Ato Cidadão e participou de trabalhos cênicos em vídeo. Experiência intelectual/acadêmica: realizou pesquisa acadêmica sobre as contribuições da gestualidade na compreensão da língua estrangeira francesa, tendo-a apresentado em congressos. Bem como, pesquisar e procurar fazer dramaturgia ao unir a formação contínua teatral e literária, assim como, o desenvolvimento corporal com a dança.
Willian Ferreira, ator e diretor teatral desde 2003. Natural de São Paulo iniciou seu trabalho como ator nessa cidade, onde participou do curso de atores do diretor Frederico Mayrink e do ator Caio Blat. É um dos fundadores do Grupo de teatro Grande Palco, que iniciou seus trabalhos com a realização de oficinas para a formação de atores, ministrados voluntariamente, com estudantes da Escola Estadual Prof. Plínio Ribeiro, em Montes Claros/MG - projeto este que foi premiado pelo Programa "Amigos da Escola", idealizado pela Rede Globo/Fundação Roberto Marinho. Participou de diversos cursos e oficinas ministrados por artistas, grupos e instituições de renome nacional como: Criação de personagem e expressão corporal e estudo da voz em cena-Cine Horto Galpão; Dança e expressão corporal–Estúdio de dança Petit – Marcos Marquezani ; Princípios, criação e operação de luz cênica- Felício Alves; Processos criativos de encenadores brasileiros- SP escola de teatro-Centro de formação das artes do palco, entre outros. Em 2008 recebeu os prêmios de melhor espetáculo por "Esquetes, show dos atores." (dirigido e concebido por ele) na 7ª Mostra de teatro de Montes Claros-MG e Melhor ator coadjuvante pelo espetáculo "O ator-mentado", ambos do Grupo Grande Palco. De 2009 a 2010 foi Presidente da AARTED (Associação dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão), destacando-se pelo empenho em profissionalizar o teatro em Montes Claros, na capacitação de seus profissionais e no fomento das práticas artísticas no município.
Premiado em 2012 com o espetáculo "Luluzinhas" de Emilio Boechat, no 1º Festival regional de teatro de Montes Claros-MG, como melhor espetáculo.
Formado em direção teatral pela SP Escola de Teatro- centro de formação das artes de palco - na cidade de São Paulo-SP.
SERVIÇO:
WORKSHOP - CONSTRUÇÃO DA CENA TEATRAL - Texto, Personagem e Cena.
QUANDO: 18 e 19 DE abril E 01 DE 2015
LOCAL: Praça Don Joaquim, nº 166,TEATRO SANTA IZABEL, Diamantina – MG
PREÇO: GRATUITA ( Com limite de 30 vagas)
INSCRIÇÕES: PELO SITE:
https://grandepalco.webnode.com.br/debate/inscri%C3%A7%C3%B5es-para-oficinas/
OU PRÓPIO LOCAL ONDE ACONTECERÁ O EVENTO: Praça Don Joaquim, nº 166, TEATRO SANTA IZABEL, Diamantina – MG